quarta-feira, março 07, 2007

8 de Março – Dia Internacional da Mulher


PORQUÊ 8 de MARÇO?

O dia 8 de Março é comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher desde 1975.

O primeiro Dia Nacional da Mulher terá sido celebrado nos EUA a 28 de Fevereiro de 1909, numa comemoração que continuou até 1913. A Internacional Socialista, num encontro em Copenhaga, em 1910, estabeleceu o Dia da Mulher, homenageando desta forma os movimentos que lutavam pelos direitos das mulheres e promovendo ainda o sufrágio universal para as mulheres. A proposta foi recebida com entusiasmo numa conferência que contou com a participação de mais de cem mulheres de dezassete países, incluindo as três primeiras eleitas pelo parlamento finlandês.

Como resultado da decisão de Copenhaga no ano anterior, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suiça. A população feminina reclamava, para além do direito de voto, o direito ao trabalho, à formação e ao fim da discriminação do trabalho. A 25 de Março mais de cento e quarenta jovens trabalhadoras, na sua maior parte imigrantes, faleceram num trágico acidente na cidade de Nova Iorque, um acontecimento que veio a ter um impacto significativo na futura legislação e condições de trabalho nos EUA.

Como parte do movimento de paz, as mulheres russas comemoraram a 13 de Fevereiro, no último domingo deste mês de 1913, o Dia Internacional da Mulher. Em 1917, o último domingo de Fevereiro foi também o dia escolhido pelas mulheres russas para reclamar “pão e paz”. Quatro dias depois o Czar foi obrigado a abdicar e o novo governo garantiu às mulheres o dia de voto. O domingo histórico recaiu a 23 de Fevereiro no calendário juliano, ainda seguido na Rússia, mas a 8 de Março no calendário gregoriano.

Desde essa data, o Dia Internacional da Mulher assumiu uma nova dimensão global para as mulheres de países desenvolvidos e em desenvolvimento. O crescente movimento internacional, apoiado por quatro conferências das Nações Unidas, ajudou a tornar esta celebração um ponto de encontro para a coordenação de esforços na demanda pelos direitos das mulheres. É também uma data de reflexão sobre os progressos alcançados, simbolizando oficialmente a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.

O Dia Internacional da Mulher é celebrado hoje por todo o mundo, sendo mesmo designado como feriado nacional em alguns países.

Mas a questão igualdade vs diferença não é resolvida pela simples criação de leis – há ainda uma barreira entre a teoria e a prática.

As Nações Unidas têm desempenhado um importante papel na luta pela igualdade, nomeadamente ao criar a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres e a Comissão do Estatuto das Mulheres.


Em Portugal, há a destacar o trabalho da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, que foi criada em 1977 com a designação Comissão da Condição Feminina.




9 comentários:

Anónimo disse...

é um nojo o que os homens fazem aàs mulheres»!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Anónimo disse...

é um nojo o que os homens fazem aàs mulheres»!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Anónimo disse...

é um nojo o que os homens fazem aàs mulheres»!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Anónimo disse...

Detesto homens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Odeio-ossssssssssss

sao uns porcos?!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

so nos fazem sofrer!!!!!!!!!!!


Odeiiiiosssssss

Anónimo disse...

quando é que aprendes a dizer puta que pariu

Anónimo disse...

6yvftdcurfjyudcvduyfdcrhfj
gitkghtr
frkfujtrgt
ggfjtrfvgtlo
gjgkg
glglg´~g
glgblg
~glkglg

laura disse...

auahuahuahuhuahua que legal*-*