domingo, maio 11, 2008

12 de Maio - dia internacional do enfermeiro

No dia 12 de Maio de 1820 nasceu a mulher que haveria de ficar para a história como a mãe da enfermagem moderna: Florence Nightingale. Em sua homenagem instituiu-se essa data como Dia Internacional do Enfermeiro. Durante a guerra da Crimeia, esta enfermeira inglesa de ascendência italiana levou a cabo uma verdadeira revolução no hospital militar do exército inglês na Turquia (1854), transformando por completo a tradicional prática da enfermagem.

Florence Nightingale introduziu mudanças qualitativas ao nível da prestação de cuidados de saúde aos soldados, melhorando as condições sanitárias e de higiene e implementando medidas que foram ao encontro das necessidades dos pacientes e contribuíram para lhes proporcionar mais qualidade de vida em períodos de convalescença. No prazo de dois anos, Florence e a sua equipa de enfermeiras conseguiram baixar a taxa de mortalidade do hospital de 40 para apenas 2 por cento, provando que a enfermagem assumia um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde.

O trabalho rigoroso de Florence Nightingale e o sucesso das medidas que adoptou levaram-na a criar, em 1860, no St. Thomas Hospital, em Londres, a primeira escola de enfermagem, verdadeiro modelo inspirador do ensino da profissão no Ocidente.

Poderá consultar-se também:

http://jpn.icicom.up.pt/2004/05/12/dia_internacional_do_enfermeiro.html

Sem comentários: