quinta-feira, dezembro 07, 2006

É quase NATAL... ou é "quando o HOMEM quiser"?

Em primeiro lugar, quero pedir desculpa por não haver mais postagens no blog por manifesta falta de tempo. Vamos a ver se conseguimos corrigir essa lacuna daqui para a frente.
Explicado o facto da ausência por algum tempo, neste momento é altura para referir que a nossa escola começa a sentir o "cheiro" a Natal, uma vez que vários grupos disciplinares, envolvendo professores e alunos, preparam as decorações, exposições e actividades diversas.
A cargo dos grupos de Educação Visual e Educação Tecnológica, temos as diversas decorações espalhadas um pouco por toda a escola. Não podemos esquecer que os Coordenadores das Actividades não Curriculares, denominados mais comumente de Animadores Culturais, também têm a sua quota parte de responsabilidade em algumas destas tarefas, nomeadamente na preparação da "Festa" de final de período.
Também os grupos do Departamento das Línguas estão envolvidos na elaboração de materiais para exposições alusivas à época. Os grupos disciplinares de Português, Francês e Inglês elaboram postais decorados a gosto e com mensagens inscritas nas diferentes línguas de estudo. O grupo de Informática irá, depois, digitalizar alguns destes postais que servirão para os alunos, professores e outros interessados enviarem para os amigos ou entes mais chegados, através de e-mail. Por parte de grupo de Francês temos também o "Sapin Gourmand", que é, nem mais nem menos, um pinheirinho decorado com chocolates ou guloseimas - vamos esperar para ver!!
Esperemos que todo o trabalho em volta desta éoca especial do ano mereça por parte de toda a comunidade uma visita à nossa escola, uma vez que tudo isto tem sentido para os Alunos, Professores, Auxiliares da Acção Educativa, Administrativos, demais Técnicos e Auxiliares, mas coma a presença de Encarregados de Educação, das Entidades, tudo isto ganha mais brilho.
Quanto ao Natal propriamente dito, tenho pena que o verdadeiro sentido deste esteja a perder-se e que a comercialização do conceito esteja a tomar o lugar do espírito da fraternidade, da amizade, da união das pessoas e das famílias. Gostaria de ressalvar aqui que, apesar de muitos hoje rejeitarem as origens do natal, querendo apenas pensar que é uma época para comer e beber desenfreadamente, este só é possível porque Jesus nasceu e deu orugem a toda esta manifestação de regozijo.
Quanto à figura do Pai Natal, mais uma vez, a origem deste deve-se a uma figura religiosa, S. Nicolau, cuja fama vem da sua generosidade com os mais desfavorecidos, em particular crianças que protegia com toda a dedicação. Para os mais interessados em descobrir algo mais sugiro o seguinte "link" onde podem encontar informação mais detalhada sobre a lenda do pai natal: clique aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Saudades dos enfeites da escola... :)